top of page
Foto do escritorJosé Freitas

Cale a Boca e Escute Mais

Costumo utilizar a abordagem BVV - Bem Vindo À Vida, sem mimimi para o falastrão, familiar conselheiro(a) planetário(a) ou a pessoa cheia de "opiniões" e direcionador de plantão, neste momento PARE E ESCUTE somente (lembre: a pessoa que está na sua frente ou do outro lado da linha precisa desabafar). E arrisco esclarecer que você não coloque sobre os ombros desta pessoa suas tristezas, suas decepções, suas fúrias, suas reclamações pois NESTE MOMENTO é ela que precisa de ajuda e não você.


Nota do Autor: Outro momento alivie sua dor, isto que estou falando para você é duro de te informar mas é necessário. Sei que você também tem dores mas deverá agir com generosidade. Agora é a vez dela.




 Em meu Livro "Cale Sua Boca e Escute Mais" refiro-me à importância de praticar a escuta ativa ao interagir com uma pessoa depressiva, emocionalmente abalada ou lidando com pensamentos negativos ou suicidas ou até mesmo em um simples desabafo.


Essa expressão enfatiza a necessidade de oferecer apoio emocional, empatia e espaço seguro para a pessoa expressar seus sentimentos, sem julgamentos ou interrupções.



Quando alguém está passando por momentos difíceis, como depressão ou pensamentos suicidas, é fundamental ser um ouvinte atento e compreensivo. Evite dar conselhos sem ser solicitado, minimizar os sentimentos da pessoa ou tentar resolver todos os problemas.


( e porfavor, entendo que quer ajudar mas não interrompa para perguntar imediatamente se ela quer um conselho seu, deixe ele(a) pedir. Pois perceba se não é simplesmente sua boca querendo vomitar "suas" "jóias" e sendo atropelado por sua própria ansiedade ou mania de monopolizar sobre tudo; Me fiz entender?!) 


 Em vez disso, esteja presente, mostre empatia e valide os sentimentos dela. Isso pode criar um ambiente onde a pessoa se sinta confortável compartilhando seus pensamentos, sentimentos e emoções.


   Se você ou alguém que conhece estiver enfrentando pensamentos suicidas, é crucial buscar ajuda profissional imediatamente. Se for você ou se é alguém que você conheça pode pedir que ela entre em contato com um terapeuta profissional ou ligar para um serviço de prevenção ao suicídio ou apoio emocional como o CVV (Centro de Valorização da Vida) no número 188, é gratuito, atende 24horas, 365 dias por ano e 100% sigiloso.


Nota do autor: Há um processo, etapas, níveis para escutar compreensivamente alguém que precise desabafar. O método a que mencionei neste pequeno artigo é apenas uma e sei que não é fácil mas também não é difícil mas sim complexo. Irei escrever posteriormente outros posts a respeito deste assunto neste blog

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page