top of page

Cale a Sua Boca e Escute Mais

Atualizado: 21 de abr.

BVV – Bem Vindo à Vida (Sem Mimimi)


Costumo usar a abordagem BVV – Bem Vindo à Vida – especialmente quando me deparo com o falastrão, o(a) conselheiro(a) de plantão, o familiar intrometido ou aquele tipo cheio de “opiniões” sobre tudo. Quando alguém estiver na sua frente — ou do outro lado da linha — precisando desabafar, pare. Escute. Apenas escute.


Esse é o momento da outra pessoa, não o seu. Ela precisa falar. Ponto.


Arrisco dizer algo duro, mas necessário: não jogue sobre os ombros dela suas tristezas, decepções, fúrias ou reclamações. Por mais que você esteja com dor, por mais que sua vontade de “ajudar” fale mais alto, lembre-se: agora é a vez dela.

Nota do autor: Em outro momento, você poderá aliviar sua dor. Sei que você também está cansado, sofrido. Mas generosidade é saber ceder o espaço, é saber silenciar. E isso exige treino.

No meu livro "Cale Sua Boca e Escute Mais", falo sobre a importância de praticar a escuta ativa — principalmente quando estamos diante de alguém depressivo, emocionalmente abalado ou até mesmo com pensamentos suicidas. Às vezes, é apenas um desabafo... e mesmo assim exige presença.


Escutar é um ato de coragem.

Quando alguém está enfrentando a escuridão, seja ela qual for, o que menos precisa é de um festival de conselhos não solicitados, frases prontas ou interrupções travestidas de “ajuda”. Não minimize os sentimentos da pessoa. Não tente resolver tudo.


E por favor — não interrompa para perguntar se ela quer um conselho. Se for o momento certo, ela mesma vai pedir. Do contrário, pode ser só a sua ansiedade querendo despejar “suas joias” e ocupar o palco. Você me entendeu, né?


O melhor que você pode oferecer é presença, empatia e validação.


Crie um ambiente onde a pessoa se sinta segura para falar. Não precisa ter resposta. Precisa ter escuta.


Em caso de emergência, ajude de verdade.

Se você ou alguém próximo estiver enfrentando pensamentos suicidas, busque ajuda profissional. Indique um terapeuta. Ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo número 188. É gratuito, funciona 24h por dia, todos os dias do ano, e o atendimento é 100% sigiloso. (Lembrando que o CVV é considerado um serviço de utilidade pública pelo governo federal.)

Nota final do autor:Existem níveis e camadas para escutar alguém de verdade. O que compartilho aqui é apenas um dos caminhos. Sim, exige treino. Não é fácil, nem difícil. É complexo.E seguiremos falando mais sobre isso por aqui. Fique atento aos próximos posts.


Atendimento Terapeutico BVV
60
Agendar

Comentários


©2024 by CADA CASA UM EMPREENDEDOR - CaUEMP - CPF 485.343.230.20

Rua Juvêncio Lemos 686,Centro, Bagé, RS - 53 991558935

A previsão de entrega pode variar conforme a sua região  para obter informações mais precisas nos contate

bottom of page